Nós da Cosmopolita Arquitetura fomos convidadas pela Cerâmica Portinari a ministrar uma palestra sobre as principais tendências no mercado da Arquitetura e Design de Interiores. O evento, realizado no dia 7 de maio, foi feito em parceria com a loja Hidrocenter em Assunção, capital do Paraguai. Contamos com a participação de vários arquitetos da cidade e também de clientes da loja. O conteúdo apresentado serviu de complemento para a divulgação dos novos produtos da Portinari, lançados recentemente na Feira Revestir deste ano.
Fonte: Divulgação Hidrocenter
Este será o primeiro de uma série de posts, onde iremos compartilhar o conteúdo desta nossa palestra. Mas, antes de mostrar quais são as tendências deste ano, é interessante entender primeiro o conceito de tendência.
Uma tendência é um movimento social espontâneo ou induzido pelo inconsciente coletivo que causa uma mudança de comportamento. Começa de forma clara, tem larga duração e impactos profundos.
Analisar tendências - conhecido como Coolhunting - é entender o comportamento humano e os diferentes estilos de vida adotados pelo consumidor. Para descobri-las é necessário cruzar informações e identificar pontos comuns entre dados que parecem distintos. É uma busca que necessita estudo, investigação e sensibilidade para enxergar o que está ao seu redor.
Nossa pesquisa foi feita através de uma análise geral entre vários setores deste mercado, visitas em lojas especializadas, busca por lançamentos de produtos e de projetos inovadores de outros arquitetos e também da observação das demandas de nossos clientes. Seguem algumas de nossas referências:
Fonte: Google Imagens
- Estudo de Cores do CECAL (Centro de Estudos de Cor para a América Latina) e Pantone.
- Periódicos: Anuário de Tendências da Revista Casa Cláudia; blogs conceituados de Arquitetura como Arkpad, Archdaily, Contemporist; Revista Casa Cláudia e Casa Vogue, etc.
- Agencias de tendências, como a WGSN.
- Lançamentos de Produtos da Feira Revestir e da Feira de Design de Milão.
- Redes sociais: Pinterest, Instagram e Facebook.
Utilizar destas ferramentas nos aproxima de nossos clientes, pois podemos propor projetos mais adequados aos seus diferentes estilos de vida. Nos posts seguintes, iremos mostrar quais as principais tendências de consumo hoje, e suas já variadas aplicações em Projetos de Arquitetura e Interiores.
Fonte: Curso "Coolhunting", oferecido pela Lemon School em 2010, Curitiba-PR; Site WGSN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário