Para compreender as tendências de qualquer mercado, é necessário primeiro analisar como e em que mundo vivem as pessoas hoje, para então traduzir em estilos arquitetônicos e de design os grupos principais de comportamento. A seguir, algumas características mais fortes deste cenário:
Fonte: Loja GAP
- Vivemos hoje em mundo urbanizado e amplamente conectado.
- Surgem novos perfis de familias: casais que vivem sem filhos, casais divorciados ou com filhos crescidos, pais solteiros, pessoas que recebem a família ocasionalmente. Ou seja, viver só não significa estar isolado.
Fonte: 3 BP blog
- Popularização da arquitetura e valorização do projeto.
- O acesso à informação aproxima as pessoas aos produtos de design. A consequência são consumidores mais exigentes.
- Personalização.
- Busca por espaços mais amplos e integrados, ainda mais em imóveis cada vez menores.
Fonte: IKEA, Small Spaces.
- Predominam cores neutras, independente do estilo. As cores mais fortes ficam nos detalhes.
- Sustentabilidade: ainda é apenas para um grupo específico, que aceita pagar mais por isso. Entretanto, já é uma preocupação forte das indústrias.
Fonte: Zona Eco
- Funcionalidade de objetos e móveis, praticidade de limpeza e manutenção.
- Toda crise econômica vem acompanhada de uma mudança de comportamento. Foi o que aconteceu na Europa há 5 anos, e agora é a realidade brasileira. As pessoas se adaptam para viver com menos e consumir de forma mais consciente.
Fonte: Design Boom
Dentro deste contexto, temos 5 tendências principais de estilos de comportamento:
- Minimalismo
- Urbano
- Compartilhar
- Marcas do tempo
- Brasilidade
Nos próximos posts, iremos mostrar como cada uma delas é refletida nos projetos de Arquitetura e Interiores.
Fonte: Anuário de Tendências Casa Cláudia 2015; IKEA; Design Boom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário