Contato

Conheça mais sobre nossos projetos no nosso site http://www.cosmopolitaarquitetura.com.br, e também em nossa página do Facebook https://www.facebook.com/cosmopolitaarquitetura

3 de jul. de 2012

Cores inspiradoras


As cores comunicam, de maneira literal. Elas nos trazem sensações, lembranças, nos estimulam física e psicologicamente. Nos dizem se algo é frio, quente, triste, alegre. Quem trabalha com arquitetura, design, moda ou arte sabe a importância deste elemento no nosso trabalho diário. E também sabe que não é muito fácil conseguir combinações agradáveis e harmônicas sempre, ainda mais quando se tem mais de 2 cores.


Na internet já existem vários sites e blogs que ajudam profissionais e leigos a usarem as cores de maneira agradável e criativa. Vamos compartilhar abaixo alguns endereços que conhecemos e usamos como ferramenta de ajuda.


O blog colaborativo Landscape Palettes (paletas de paisagens, em português), reúne imagens de vistas inspiradoras acompanhadas por uma cartela de cores com os tons em evidência nas paisagens. São vistas incríveis de praias, árvores, montanhas, cidades e até objetos. Em vez de enfeitarem molduras e porta-retratos, as fotos podem servir de base para a decoração da casa inteira a partir das cores que carregam. 


A proposta do Design Seeds, site cuja dona é uma designer e artista plástica, é a formação de paletas de 5 cores inspiradas em imagens, principalmente da natureza. Dentre as categorias de busca temos: estações do ano, natureza, mar, vintage, mineral. Dá também para determinar a cor e o tom através de uma ferramenta do próprio site e fazer a busca.


Um que eu gosto muito, não só por ser super colorido mas também pelas ótimas referências em Design e Arquitetura, é o Plenty of Colour. Pra quem quer algo mais organizado é ótimo, pois o site é dividido por cores e também por outras categorias, como humor, arquitetura, design e até por filmes.


Porém, creio que o mais profissional de todos é o Kuler, da famosa Adobe (dos programas Photoshop e Ilustrator). Trata-se de um site-aplicativo que tem o seguinte lema: "Explore, crie e compartilhe combinações de cores". Está disponível de graça, pra quem está online, e oferece uma gama de paletas que sempre aumenta, pois se trata de uma comunidade aberta onde todos compartilham. Outra característica legal é que se pode extrair as combinações de imagens, apenas carregando elas no site.


Fonte: Design Seeds, Plenty of Colour, Kuler, GNT - Casa e decoração. Agradecimento especial à arquiteta e amiga Natasha Henny, pela dica do site Design Seeds.

Nenhum comentário: