Contato

Conheça mais sobre nossos projetos no nosso site http://www.cosmopolitaarquitetura.com.br, e também em nossa página do Facebook https://www.facebook.com/cosmopolitaarquitetura

18 de jul. de 2012

Aquecer, sem gastar muita energia


Estamos no auge do inverno, pelo menos aqui no sul, e a maioria dos estabelecimentos e residências ainda não estão preparados para o frio. Parte deve-se ao fator cultural, mas também há a questão econômica. Um aquecedor elétrico pode aumentar em até 50% a conta de luz.


Já falamos aqui no blog sobre medidas para se conseguir na prática uma construção mais sustentável. Mas, independente do sistema construtivo, uma das maneiras de fazer com que uma casa gaste menos energia é a utilização de sistemas eficientes de isolamento térmico, que fazem com que não seja necessário a utilização de aparelhos para regular a temperatura interna. 


No post de hoje iremos compartilhar especificamente a aplicação destes mecanismos utilizando o sistema de construção em woodframe, que utiliza a madeira como elemento estrutural (veja esquema em imagem abaixo). Utilizando-se o material isolante adequado, os construtores garantem um aquecimento em mais de 5 graus Celsius dentro de casas durante o inverno. 


O isolamento termoacústico é realizado através de uma manta de garrafa PET reciclada aplicada dentro de toda estrutura woodframe. Sua utilização, somada às diferentes propriedades dos materiais utilizados na composição dos painéis estruturais, faz com que o calor solar muito forte no verão não esquente os ambientes internos através da irradiação do calor pela fachada, garantindo recintos mais frescos. No inverno, o isolamento exerce a função de preservar o calor dentro da casa. 


Nesses casos, outro fator importante é a concepção arquitetônica, que, ao utilizar melhor a luz solar e implantar vidros duplos nas casas, pode gerar uma economia de mais de 50% no consumo de energia para aquecimento no inverno.

Nenhum comentário: