Contato

Conheça mais sobre nossos projetos no nosso site http://www.cosmopolitaarquitetura.com.br, e também em nossa página do Facebook https://www.facebook.com/cosmopolitaarquitetura

15 de jun. de 2012

Tijolos de Jardim


Os Jardins Verticais são uma proposta paisagística que vêm se popularizando no Brasil. As plantas podem revestir qualquer tipo de superfície, como já comentamos no post das Hortas na janela e no de grafite verde. Já existem sistemas bem complexos, como os que possuem irrigação automatizada por gotejamento, mas o mais comum ainda é o cuidado manual.


Os blocos pré-moldados e os blocos cerâmicos são uma forma bem prática de se montar um jardim vertical. Pesquisando sobre a semana de design de Milão descobri um tijolo vazado bem bonito e especialmente projetado para este tipo de jardim. O produto se chama  Brick Biotope e sua criação foi proposta pela Fabrikaat, uma exposição holandesa que visa investigar o re-surgimento do papel dos jardins através do conceito de "pesquisa através da execução", feita unindo design e artesanato. 


O concurso desafiou os participantes a resolverem as seguintes questões:
  • Com o conceito aplicado ao design, podemos ter novas aplicações para materiais comuns? 
  • Na era digital, o que podemos aprender pelo processo da fabricação à mão?
  • Podem as soluções de design oferecidas aumentar as tipologias existentes no nosso meio construído, tal como os jardins? 

O tijolo, feito de areia e plástico, possui uma função dupla: elemento vazado para construção e casa para pássaros. A equipe que o desenvolveu se inspirou no desaparecimento dos pardais na Holanda. Além disso, a forma originada acrescenta um elemento estético interessante às paredes e muros de alvenaria comum.

 
O módulo cerâmico vendido no Brasil

No Brasil, a empresa GreenWall Ceramic vende blocos cerâmicos parecidos, que podem ser fixados em paredes e muros utilizando argamassa. Após a instalação é necessário impermeabilizar o painel com produtos atóxicos, como os utilizados em reservatórios de água, para não prejudicar as plantas. As jardineiras podem ser pintadas ou receberem outro tipo de acabamento. Veja passo a passo no vídeo abaixo.


Fonte: Design Milk, Ciclo VivoGreen Wall Ceramic. Post dedicado especialmente à minha amiga querida, a arquiteta Kelly Dominoni. Espero que você goste da novidade!

Nenhum comentário: