Contato

Conheça mais sobre nossos projetos no nosso site http://www.cosmopolitaarquitetura.com.br, e também em nossa página do Facebook https://www.facebook.com/cosmopolitaarquitetura

6 de jun. de 2012

Casa Transparente


Alguém já imaginou como seria viver numa casa transparente? Um casal japonês não só imaginou, eles encomendaram o projeto de uma casa assim para o escritório Sou Fujimoto Architects


Localizada num bairro calmo de Tokyo, a residência foi implantada entre casas convencionais e possui área total de 85m². Espacialmente, a casa é formada por 21 platôs de diferentes alturas, os quais dão a sensação de uma árvore.




Os espaços internos refletem o desejo, nada usual, do casal. Eles queriam sentir-se nômades dentro da própria casa, mas com as mesmas funções que uma casa comum oferece. Os ambientes, que em média possuem de 2 a 7,5m², estão facilmente interligados por escadas e promovem o convívio social.




Com toda esta quantidade de janelas, certamente se tem uma linda vista do entorno. Em contrapartida, a parte interna está totalmente exposta. Para isso foram instaladas cortinas. No vídeo abaixo, pode-se ter uma ideia de como eles utilizam os espaços e de como eles fazem para ter um pouco de privacidade à noite.



Poderíamos viver numa casa transparente?
Até quando os espaços internos totalmente integrados dentro de uma casa podem ser saudáveis e confortáveis psicologicamente? Será que não precisamos de mais refúgios em nossa vida caseira, que nos estimule a meditar e que nos proteja do mundo externo? 

"A torre de minha casa dava-me a impressão de que eu renascia na pedra. Nela, via a realização do que, antes, era um vago pressentimento: uma representação da individuação". - Trecho do livro "Memórias Sonhos e Reflexões" de Carl.G.Jung. A individuação, conforme descrita por Jung, é um processo através do qual o ser humano evolui de um estado infantil de identificação para um estado de maior diferenciação, o que implica uma ampliação da consciência.

Fonte: Design Milk, fotos por Iwan Baan
Livro: Memorias Sonhos E Reflexoes - ISBN:8520918395.

Nenhum comentário: