A pitoresca vila suíça de Vercorin, que está localizada no vale Rhone e serve de base para esquiadores, é um lugar que tradicionalmente promove cultura. Todo verão, artistas são chamados à cidade para inspiradoras criações, as quais envolvem os habitantes de toda a vila.
(Fonte: http://langbaumann.com/)
Apesar da fama turística e cultural, o antigo conjunto arquitetônico não tinha nada que desse pistas desta característica. Isso até 2010, quando os arquitetos Sabina Lang e Daniel Baumann, da empresa Lang/Baumann, foram encarregados de promover uma intervenção no espaço urbano do vilarejo. Eles desenvolveram uma pintura para as ruas, que estimula visualmente habitantes e visitantes.
(Fonte: http://langbaumann.com/)
Segundo os artistas, eles acharam que seria interessante pintar a superfície das pistas de rolamento pois a consideraram a única zona livre para se trabalhar. O conceito foi contrastar a pintura de cores vivas e energizantes com o entorno, casas de fachadas muito antigas, históricas e de superfície de madeira.
E como será que a população reagiu perante à intervenção? Muitos habitantes ficaram tão interessados que acompanharam de perto o processo de pintura e, posteriormente, interagiram com as linhas de forma divertida. Especialmente as crianças, que agora a usam como pista de ciclismo e skate.
E o resultado visual e conceitual fala por si mesmo: mesmo ruas tradicionais podem ser transformadas em arte contemporânea.
Fonte: Freshome
Nenhum comentário:
Postar um comentário