Contato

Conheça mais sobre nossos projetos no nosso site http://www.cosmopolitaarquitetura.com.br, e também em nossa página do Facebook https://www.facebook.com/cosmopolitaarquitetura

10 de nov. de 2011

Complexo Cine Riachuelo

Perspectiva do Complexo de Cinemas Riachuelo,
feita pelo IPPUC

A tradicional rua Riachuelo de Curitiba, que após muitos anos volta lentamente a ser espaço de convívio e lazer, terá mais uma intervenção do IPPUC. No próximo ano será inaugurado um novo espaço com salas de cinema, café, biblioteca e área para cursos e oficinas. O Projeto, que receberá recursos até do Governo Federal, trará de volta à ativa os cines Luz e Ritz, fechados em 2005 e 2009 respectivamente. Atualmente na capital, o único cinema de rua em funcionamento é a Cinemateca.

Foto do local da obra, o antigo quartel do Exército Brasileiro
(Fonte: Priscila Forone/Gazeta do Povo)

As salas de cinema, com cerca de 120 lugares, terão equipamento digital de última geração e uma estrutura de projeção em rede, via satélite. Para complementar o caráter cultural, estão previstas uma sala de exposições, uma biblioteca especializada, um terraço para eventos, projeções ao ar livre, um café voltado para a rua e uma boutique com produtos da Fundação Cultural de Curitiba, entidade diretamente envolvida no projeto. A ideia é que a livraria Dario Velloso, localizada na Praça Garibaldi, e a Loja da Gravura, no Solar do Barão, sejam transferidas para este local.

Vejo tal iniciativa como um exemplo de como obras arquitetônicas podem ajudar a revitalizar uma certa região degradada. Digo ajudar pois o edifício sozinho não tem o poder de regeneração, já que sem a intervenção pública em outras esferas, como segurança e infra-estrutura, nada muda realmente. Neste caso, a Rua Riachuelo pode se tornar uma rua cultural, começando pelo Paço da Liberdade Sesc Paraná (sede da antiga Prefeitura), projeto que está dando muito certo, e depois pelo cinema – que terá uma programação diferenciada dos demais, com filmes e mostras que quase nunca chegam a Curitiba.

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/cadernog

Nenhum comentário: