Contato

Conheça mais sobre nossos projetos no nosso site http://www.cosmopolitaarquitetura.com.br, e também em nossa página do Facebook https://www.facebook.com/cosmopolitaarquitetura

30 de out. de 2011

Songdo City

Songdo Central Park

Para quem achava que, após o modernismo, a criação de novas cidades utópicas iria terminar, eis que surge uma surpresa vinda lá da Coréia do Sul.  O Governo sul-coreano está disposto à investir 25 bilhões de dólares em um projeto, já em andamento, que promete servir de modelo para a nossa já precária sociedade moderna. 

Área comercial

A cidade se chama New Songdo e promete ser uma referência em arquitetura, urbanismo e sustentabilidade. Localizada a 64 km da capital Seul, a moderna cidade terá apenas 6km² de território e comportará em média 65 mil pessoas em sua área residencial. O conceito me faz lembrar do recente movimento americano New Urbanism que, apesar de não ser um modelo específico de cidade, tem como principal diretriz a criação de bairros compactos de uso múltiplo. Ambos me parecem uma alternativa aos decadentes subúrbios.

Green Avenue, em construção.

O projeto, assinado pelo arquiteto Kohn Pedersen Fox possui áreas específicas para cultura, escritórios, alimentação e lazer.  Nas residências, o conceito é o do Ubiquitous City: integração total dos aparelhos eletrônicos e interatividade. Por exemplo, se está faltando comida na geladeira o sistema informa ao dono da casa e diz onde ele pode fazer as compras com um melhor preço.

Songdo International Hospital

A educação e sustentabilidade são prioritários e as escolas contarão com equipamentos e professores da mais alta qualidade.  E a água, grande preocupação no momento, será toda re-utilizada e viavelmente captada do mar.

Utopia ou realidade? Só o tempo dirá. Como reflexão, acabo o post de hoje com uma frase compartilhada pela arquiteta e amiga Joana Milano:
"Modelos são bons porque servem para pensar. Todos os projetos arquitetônicos e urbanísticos podem e devem ser sonhos. Quando viram regras incontornáveis, porém, passam a pesadelos. Aí, o melhor a fazer é acordar." (SANTOS, C. N.F., 1986)


Agradecimento especial ao arquiteto Marco Aurélio Peixe, pela indicação do post, e à Joana Milano, pela reflexão.

Um comentário:

Paula Kasas disse...

Educação e saíde prioridade.....um sonho ainda distante para nós brasileiros.
Prazer em passar por aqui.
Parabéns.
Paula Kasas
Paula Kasas
A Moda em Acabamentos e Complementos

Se tiver um tempinho, dê uma entradinha no meu blog tb...vou adorar.