Contato

Conheça mais sobre nossos projetos no nosso site http://www.cosmopolitaarquitetura.com.br, e também em nossa página do Facebook https://www.facebook.com/cosmopolitaarquitetura

16 de jun. de 2011

IKEA: "Soluções acessíveis para viver melhor"

Loja IKEA no Brooklyn - NYC
(Fonte: apartmenttherapy.com)

A IKEA é uma companhia de origem sueca especializada na venda de móveis de baixo custo. Possui 238 lojas distribuídas em 34 países, sendo a maioria na Europa. O design é próprio e seus produtos são criados para que sejam montados pelos próprios clientes. 

Eu visitei a loja de Nova Iorque e achei a experiência muito bacana, principalmente por causa da organização, onde tudo é montado para ser um circuito self-service de compra.
Ambientes decorados dentro da loja
(Fonte:creativity-online.com )

Primeiramente têm-se os ambientes decorados com todos os produtos. No canto de cada ambiente você pode pegar papel e lápis para anotar os códigos dos produtos que te agrada, para poder pegá-los depois.

Clientes escolhendo os produtos, no segundo "circuito"
(Fonte: creativity-online.com)

Setor dos móveis soltos
(Fonte: google images)

O segundo “circuito” é o dos objetos e móveis menores, já prontos para a compra. Tudo está organizado por funções e ambientes de uso e dificilmente se precisa de a ajuda de um vendedor. Até a saída da loja é pensada para facilitar a vida do cliente: há vários caixas, uma lista de vans e taxis para o transporte e telefones públicos.

Armázem maior, onde ficam as caixas dos móveis desmontados
(Fonte: ikea.com)

O preço é realmente muito acessível. A mesa lateral abaixo, feita de compensado de madeira e revestimento plástico, foi comprada por apenas $8,99 dólares.
(Fonte: ikea.com)

Quanto ao design, eu particularmente gosto da maioria das peças. A característica clean do design escandinavo é bem marcante e tudo é muito funcional e fácil de se combinar.  Vamos torcer para que a rede abra uma loja no Brasil!

Pra quem quiser conhecer os produtos, o site da rede é o IKEA. Fotos de uma visita à mesma loja que eu fui, pode ser encontrada no Apartment Therapy

2 comentários:

Berna disse...

Sabia que eles tem uma sede administrativa no Brasil? Pois é, quando fui a última vez praí, fui visitar um amigo no trabalho dele (um prédio de escritórios na Silva Jardim) e fiquei surpreso em descobrir que o escritório dele é vizinho da IKEA. Ele me disse que perguntou pra eles o que eles fazem ali e eles disseram que produzem móveis no Brasil e exportam pra outros países.
Eu particularmente adoro a IKEA, todos os móveis aqui de casa são de lá. Faltou dizer no post que você leva os móveis desmontados e você mesmo monta eles em casa...

Bjo!

Equipe Cosmopolita Arquitetura disse...

Nossa gente, que legal o complemento!