Contato

Conheça mais sobre nossos projetos no nosso site http://www.cosmopolitaarquitetura.com.br, e também em nossa página do Facebook https://www.facebook.com/cosmopolitaarquitetura

13 de jun. de 2011

Um pouco da obra de Santiago Calatrava

(Fonte: http://ricardolombardi.ig.com.br)

Santiago Calatrava é um dos maiores nomes da arquitetura espanhola contemporânea. Arquiteto, urbanista, engenheiro e escultor praticante, ele une a arte e a técnica formando monumentais esculturas estruturais que, segundo ele, sempre surgem de desenhos abstratos.

Croqui da Cidade das Artes e das Ciências
 O “Museu do Olho” espanhol 
 
Cidade das Artes e das Ciências, obra acabada 
(Fonte: www.calatrava.com)  

Sua inspiração vem da natureza, dos animais e do corpo humano, característica que acaba gerando formas orgânicas e até surrealistas. É interessante como o arquiteto consegue criar obras “mutantes”, que se abrem, se fecham ou se movimentam conforme a necessidade local.

New York City Ballet
(Fonte: http://architecturelinked.com)

Museu em Milwaukee - EUA

Em breve o Brasil também terá uma obra do arquiteto! Calatrava projetou o Museu do Amanhã, que será no píer Mauá, Rio de Janeiro. Ele se inspirou no movimento das plantas para criar uma estrutura que se abre, permitindo assim a entrada de mais luminosidade. O museu deve ficar pronto em 2012, mas infelizmente está com problemas burocráticos e o próprio arquiteto está sendo investigado por lavagem de dinheiro. 


Autor do Post de hoje:  Felipe Sell Jansen

Nenhum comentário: