Contato

Conheça mais sobre nossos projetos no nosso site http://www.cosmopolitaarquitetura.com.br, e também em nossa página do Facebook https://www.facebook.com/cosmopolitaarquitetura

17 de jun. de 2011

Cozinha Inclusiva da Brastemp

(Fonte: divulgação)

O tema da CASACOR 2011 de São Paulo é “Dia a Dia com Tecnologia”. O evento é sempre uma forma de se informar sobre tendências e produtos, mas muitas vezes o marketing acaba se sobrepondo à inovação. 

Para minha surpresa, este ano vi algo realmente inovador. A marca de eletrodomésticos Brastemp está expondo uma cozinha conceito toda automatizada, com portas sensíveis ao toque, sensores de movimento para acender as luzes, pia e fogão de altura customizável.  Achei legal o detalhe dos números grandes, que servem tanto para portadores de deficiência visual quanto para idosos.

Geralmente, o design para portador de deficiência é estigmatizado e faz lembrar ao portador a sua limitação. Por exemplo, um quarto doméstico que parece quarto de hospital, frio, cheio de aparatos e barras. No entanto, nesta cozinha o conceito de design universal parece estar sendo seguido à risca, pois se é includente sem ser exclusivo.

No video abaixo o designer Helder Filipov -  explica o conceito. Ele é designer da área de projetos conceituais da Whirlpool (multinacional dona das marcas Consul e Brastemp no Brasil).

(Fonte: Blog Hypeness)

Um comentário:

Equipe Cosmopolita Arquitetura disse...

Esqueci de agradecer à sócia Arq. Andressa Damiani, pela reflexão e discussão que gerou o post de hoje!