Maquete holográfica
Fonte: http://www.vizworld.com
Com exceção dos grandes empreendimentos, raramente vemos os arquitetos apresentando seus projetos através de maquetes. Isso acontece, creio eu, pela facilidade em se usar softwares que montam modelos em 3 dimensões, gerando perspectivas que muitas vezes chegam ao realismo de uma fotografia. Além disso, quem já tentou fazer uma maquete, por mais simples que esta seja, vai concordar comigo que não é muito fácil. Tanto que há empresas especializadas nisso, cujo trabalho de paciência e capricho são admiráveis.
Maquete tradicional
Fonte: www.practicamaquetes.com.br
Juntando tecnologia e necessidade, surge então o chamado "Display holográfico arquitetônico". Para quem nunca ouviu falar da tecnologia holográfica, a holografia é uma forma de se registrar ou apresentar uma imagem em três dimensões. Os hologramas possuem uma característica única: cada parte deles possui a informação do todo. Assim, um pequeno pedaço de um holograma terá informações de toda a imagem do mesmo holograma completo. A comparação pode ser feita com uma janela: se a cobrirmos, deixando um pequeno buraco na cobertura, permitiremos a um espectador continuar a observar a paisagem do outro lado, de um ângulo muito restrito.
O autor da invenção voltada à arquitetura é a empresa Zebra Imaging, que defende que mais convincente do que uma explicação é ver como o produto funciona. Segue vídeo, em inglês.
As vantagens são a facilidade de transporte do modelo, o preço e a precisão Seria o futuro das maquetes e a aposentaria da cola superbonder pelos estudantes de arquitetura?
Fontes: Core77; Wikipedia
O vídeo foi dica do arquiteto Felipe Sacks.
Nenhum comentário:
Postar um comentário