Contato

Conheça mais sobre nossos projetos no nosso site http://www.cosmopolitaarquitetura.com.br, e também em nossa página do Facebook https://www.facebook.com/cosmopolitaarquitetura

20 de set. de 2011

Maquetes tecnológicas

Maquete holográfica

Com exceção dos grandes empreendimentos, raramente vemos os arquitetos apresentando seus projetos através de maquetes. Isso acontece, creio eu, pela facilidade em se usar softwares que montam modelos em 3 dimensões, gerando perspectivas que muitas vezes chegam ao realismo de uma fotografia. Além disso, quem já tentou fazer uma maquete, por mais simples que esta seja, vai concordar comigo que não é muito fácil. Tanto que há empresas especializadas nisso, cujo trabalho de paciência e capricho são admiráveis.

Maquete tradicional
Fonte: www.practicamaquetes.com.br

Juntando tecnologia e necessidade, surge então o chamado "Display holográfico arquitetônico". Para quem nunca ouviu falar da tecnologia holográfica, a holografia é uma forma de se registrar ou apresentar uma imagem em três dimensões. Os hologramas possuem uma característica única: cada parte deles possui a informação do todo. Assim, um pequeno pedaço de um holograma terá informações de toda a imagem do mesmo holograma completo. A comparação pode ser feita com uma janela: se a cobrirmos, deixando um pequeno buraco na cobertura, permitiremos a um espectador continuar a observar a paisagem do outro lado, de um ângulo muito restrito.

O autor da invenção voltada à arquitetura é a empresa Zebra Imaging, que defende que mais convincente do que uma explicação é ver como o produto funciona. Segue vídeo, em inglês.

As vantagens são a facilidade de transporte do modelo, o preço e a precisão  Seria o futuro das maquetes e a aposentaria da cola superbonder pelos estudantes de arquitetura? 


Fontes: Core77Wikipedia
O vídeo foi dica do arquiteto Felipe Sacks. 

Nenhum comentário: