O estilo vintage já deixou de ser tendência, passou a ser uma característica contemporânea de comportamento. A busca por uma releitura de valores do passado, principalmente das décadas 50 e 60, pode ser visto da mídia, no design, na arquitetura.
O que é novidade dentro deste "estilo" é o chamado Vintage industrial. O conceito é usar peças antigas vindas da indústria, algo que vem fortemente combinado com a tipologia arquitetônica dos Lofts americanos e os retrofits em imóveis antigos.
Separei algumas imagens garimpadas da internet que ilustram bem a tendência. Apesar de não ter encontrado muita coisa no Brasil sobre o tema, aqui em Curitiba a loja Desmobília, cujo foco são móveis vintage e retro, já possui algo do gênero.
Vigas aparentes, tubulação à mostra e muita matéria prima
metálica são característicos.
(Fonte: remodelista.net)
Luminária do filme "Noiva em Fuga" (Runaway Bride - 1999). Para quem lembra da história do filme, a noiva em questão era designer e resolveu utilizar alguns produtos da loja de ferragens do pai para as suas criações.
(Fonte: Google Imagens)
Loft com pé-direito alto e luminárias de galpão. Misturou-se a madeira de demolição com uma mesa de inox, própria de cozinhas insdustriais, deixando os utensílios bem acessíveis.
(Fonte: desiretoinspire.net)
O Home Office é feito com um pranchão, típico de carpintaria de construção civil. A estrutura das prateleiras são canos metálicos.
(Fonte: Tumbrl Homesweethome)
Uma caixa antiga de madeira foi utilizada como bau, ótimo
para guardar roupa de cama. A tubulação aparente do local foi mantida e serve de apoio para um cabideiro, também com ares industriais.
(Fonte: Ffffound.com)
Outro exemplo de um Home office, bem estiloso e leve
(Fonte: Ffffound.com)
Abaixo segue um vídeo de bem interessante de um designer americano que trabalha com este tipo de mobiliário:
Um comentário:
Bacana, gostei!
Postar um comentário