Contato

Conheça mais sobre nossos projetos no nosso site http://www.cosmopolitaarquitetura.com.br, e também em nossa página do Facebook https://www.facebook.com/cosmopolitaarquitetura

27 de jun. de 2011

Casa Corredor

Vista do pátio, retrofit de casa em Cingapura.
(Fonte: Dwell)

Lembro bem que o primeiro projeto que fiz na faculdade foi chamado de "A Casa Corredor". O exercício era projetar uma residência em um micro-terreno no centro de Curitiba, com apenas 1,5 m de largura por 10 m de comprimento.

Na época, o tema era bem inusitado. No entanto hoje, pelo menos na Ásia e em grandes metrópoles, já é algo bem comum e que traz consigo soluções muito interessantes e confortáveis. É o caso desta casa chinesa que compartilho com vocês hoje.

(Fonte: Dwell)

O projeto teve como base o retrofit de uma casa do século 19, uma típica loja de Cingapura. O terreno tem as proporções maiores do que o exemplo que citei, mas ainda sim é bem comprido e estreito (4,9m por 21m).

(Fonte: Dwell)

Para iluminar e arejar a casa naturalmente, a solução arquitetônica adotada foi criar um grande espaço aberto no meio do terreno, junto à uma das laterais. Duas coberturas retráteis e motorizadas podem fechar o espaço, protegendo-o nos dias de chuva.

O living fica no primeiro pavimento e possui iluminação natural. 
A escada conecta espaços públicos e privados e, por ser aberta, 
ajuda a amplificar o espaço. 
(Fonte: Dwell)

A cozinha e a Sala de jantar são o coração da casa e
 interligam os espaços visualmente pelo átrio.
(Fonte: Dwell)

Os móveis foram feitos sob-medida por 
uma empresa local, devido à sua escala.
(Fonte: Dwell)

Nenhum comentário: