Contato

Conheça mais sobre nossos projetos no nosso site http://www.cosmopolitaarquitetura.com.br, e também em nossa página do Facebook https://www.facebook.com/cosmopolitaarquitetura

18 de set. de 2013

Uma casa em 5 dias

Nelson Kon/Divulgação

Sabemos que um dos motivos de insatisfação dos clientes é a demora na obra, seja ela de construção ou de reforma. Pois o post de hoje vai mostrar que é possível sim, através de planejamento e criatividade, executar um projeto em pouquíssimo tempo e com medidas ambientalmente corretas. Nosso exemplo é esta casa de 126 m², montada em apenas 5 dias, projeto do escritório Nitsche Arquitetura. A obra localiza-se na Barra do Sahy em São Sebastião, litoral de São Paulo, num terreno cercado por vegetação nativa.

Nelson Kon/Divulgação


A rapidez deve-se à um conjunto de elementos de fácil montagem in-loco. O corpo estrutural da casa é de madeira jatobá, com cobertura em telhas termoacústicas de alumínio. No entanto, a solução construtiva principal foi utilizar caixilhos como recurso predominante de fechamento da casa, aliado à placas de vidro que ganham cor com as cortinas fechadas. Além disso, há materiais básicos e de simples instalação, como concreto, madeira, pedra e alumínio.


Nelson Kon/Divulgação

Como o clima da casa é litorâneo, a estrutura foi erguida sobre uma plataforma suspensa de concreto revestida com pedra São Tomé, para conter a absorção de umidade. Ainda em relação à garantir o conforto térmico, as aberturas laterais funcionam como uma ferramenta contra o calor, à medida que favorecem a ventilação cruzada.  

Nelson Kon/Divulgação

Outra solução utilizada para evitar o aquecimento foi deixar um vão entre a telha e a casa para facilitar a circulação de ar, combinada com beirais largos que protegem as áreas internas das chuvas e funcionam como brises. Esteticamente, a casa se destaca pelas formas simples, cores vivas e integração com o exterior. 


Nelson Kon/Divulgação

Nelson Kon/Divulgação

Nelson Kon/Divulgação

Fonte: Jornal Folha de São Paulo.

Nenhum comentário: