Contato

Conheça mais sobre nossos projetos no nosso site http://www.cosmopolitaarquitetura.com.br, e também em nossa página do Facebook https://www.facebook.com/cosmopolitaarquitetura

5 de abr. de 2012

Escola Vitta Telefonplan


Em Projeto de Escolas, diferentes correntes pedagógicas dão origem a diferentes espaços. O que costuma predominar é a funcionalidade, pois uma boa setorização protege o aluno contra ruídos, proporciona um conforto térmico para a sala de aula e até ajuda na disciplina dos alunos.


Agora, imaginem uma escola cujo conceito principal é que o ambiente escolar é a maior ferramenta de aprendizagem. Intrigante, não? Pois este é o conceito da escola Vittra Telefonplan, na Suécia. 


A filosofia da escola prega que as pessoas aprendem de muitas maneiras. Portanto, precisamos de momentos onde temos que nos reunir em grupo, outros onde temos necessidade de nos concentrar. Além disso, precisamos usar os cinco sentidos, usando também nossas mãos, vozes e corpo ao aprender. E, numa sociedade onde a criatividade é cada vez mais valorizada, precisamos ser inspirados e nos comunicar com o outro e com o mundo de várias formas. Para tanto, um ambiente digital com diferentes mídias.


O projeto dos ambientes é assinado pelo arquiteto alemão Rosan Bosch. Ele absorveu o conceito da escola e propôs 5 diferentes ambientes:

1 - A caverna: é o espaço para a concentração privada. Aqui você pode concentrar-se e adentrar num processo introspectivo de comunicação consigo mesmo.

2- O Laboratório: diversão com experimentação e trabalho prático. Aqui é o lugar de descobrir e explorar cores, formas e materiais através de diferentes cursos.


3 - A Fogueira: espaço para aulas em grupo. É o um dos espaços mais importantes, pois aprender é um processo social. Precisamos de espaços para grandes e pequenos grupos. 

4- O furo d'água: Um lugar para desenvolver nosso impulsos. Um espaço vívido cheio de atividade onde podemos nos jogar um pouco para depois prosseguir.


5- O Teatro: o lugar para mostrar o seu progresso e descobertas.


Fonte: Blog Hypeness.

Nenhum comentário: