Contato

Conheça mais sobre nossos projetos no nosso site http://www.cosmopolitaarquitetura.com.br, e também em nossa página do Facebook https://www.facebook.com/cosmopolitaarquitetura

8 de mar. de 2012

Grafite Verde


A nova moda no Street Art é o que chamo de Grafite verde. Ao invés de tinta spray, as intervenções são feitas com musgos, grama e outros tipos de planta. Um dos exemplos é o trabalho da inglesa Anna Goarforth, que pratica a sua arte em muros e espaços deteriorados de Londres utilizando musgos e ervas. O trabalho acima, denominado de Grow (em bom português: crescer) foi feito em um lote abandonado, o qual provavelmente esperava a chegada de uma nova construção.

Detalhe da intervenção Grow.
(Fonte: Anna Goarforth)

A técnica em um muro de uma cidade na Alemanha.
(Fonte: Dtagno)

O alemão DTagno também fez uma série de intervenções naturais em casas da cidade de Lüneburg, que fica no norte da Alemanha. Acima uma de suas obras, de tema mais abstrato.

O grafite verde de Edina Tokodi
(Fonte: Greenopolis)

Já artista húngara Edina Tokodi torna mais verde a paisagem do meu querido Brooklyn, em Nova York, com desenhos bem delicados de animais como coelhos, alces e galos. 

(Fonte: Greenopolis)

O interessante dessa técnica é a simplicidade em que a natureza toca a paisagem de concreto. Além disso, é uma arte inacabada que sempre trará surpresas, já que a grama ou musgo aplicado pode se proliferar por toda a parede. 

Se você quer se arriscar a fazer um na sua casa ou cidade, um novo meme publicado no site 9gag dá a receita para você se tornar um artista de rua descolado. Siga os passos:
  • misture 3 punhados de musgo com 700 ml de água morna
  • adicione 2 colheres de sopa de gel enraizador
  • adicione 120 ml de soro de leite coalhado
  • bata a mistura no liquidificar, por 2 a 5 minutos, até a mistura ficar na consistência de gel
  • transfira para um balde, vá para a rua e aplique a mistura em superfícies de madeira ou concreto com a ajuda de um pincel
  • regue semanalmente e espere crescer!


Fonte: Blog da Super InteressanteAnna Goarforth. Agradecimento especial ao designer Rodrigo Queiroz, pela dica do post de hoje!

2 comentários:

Kelly disse...

É mesmo mto bacana o trabalho dessa artista! Achei uma vez por acaso, numa matéria que flava sobre a reutilização de garrafas pet de uma forma interessante, como jardim. Aí entrei no site dela e curti muito. Alem dessa do grafite verde, me interessei muito pelos grafismos com fita em cerca/ grades... ótimo post! E esse, com direito à boa e velha telepatia. =)

Ione Nogoceke disse...

Muito legal mesmo Pri. Essa pichação ninguem vai querer arrancar... beijos