Contato

Conheça mais sobre nossos projetos no nosso site http://www.cosmopolitaarquitetura.com.br, e também em nossa página do Facebook https://www.facebook.com/cosmopolitaarquitetura

18 de jan. de 2012

Loja Contêiner da Starbucks

Vista geral do estabalecimento.
(Fonte: Inhabitat)

A Starbucks, famosa rede de cafeterias norte americana, inovou novamente. Mas não exatamente nos cafés. Recentemente, a rede inaugurou uma loja em Tukwila, estado de Washington, feita toda de contêineres reaproveitados, os quais haviam sido utilizados pela própria empresa para transportar os produtos pelo mundo. O conceito, idealizado pelo arquiteto Tony Gale, pode servir de modelo para outras lojas e, assim, a empresa pretende incentivar a construção verde.

Vista do Drive-thru
(Fonte: Inhabitat)

A estrutura básica é muito simples. São quatro contêineres agrupados formando 2 pavimentos e um abrigo para os carros, que são atendidos pelo sistema "Drive-Thru". Apesar de compacta, a loja ainda disponibiliza algumas mesas e cadeiras externas. 

Vista da janela de atendimento
(Fonte: Inhabitat)

A construção segue os padrões sustentáveis do Green Building Council para a obtenção do selo LEED, que deve ser conquistado em breve. Para isso, além da premissa inicial de já utilizar um material reciclado, o projeto conta com um sistema eficiente de irrigação e aproveitamento de água. Quanto ao consumo de energia, os gastos foram diminuídos e há o uso de energia verde. Para a construção, houve gestão de resíduos e utilização de outros materiais reciclados com baixa emissão de gases de efeito estufa.

(Fonte: Inhabitat)

Em entrevista ao site Inhabitat, o arquiteto declarou: “Nós fomos capazes de abrir nossas mentes para o uso de elementos que são normalmente destinados aos aterros”. E o resultado, além de ecologicamente correto, proporcionou grande economia no custo da construção.

Detalhe da arte da fachada
(Fonte: Inhabitat)

E não posso deixar de comentar o apelo estético que a obra tem comercialmente. O volume foi devidamente tratado de forma contemporânea e chama a atenção pela iluminação, cores e arte das fachadas. Além disso, ter um estabelecimento comercial feito de contêineres ainda não é algo comum, o que provoca a curiosidade dos consumidores e torna a loja cool, descolada.



Detalhe das fachadas à noite.
(Fonte: Inhabitat

Fonte: Ciclo Vivo e Inhabitat. Agradecimento especial ao designer Rodrigo Queiroz, pela dica do post.

Nenhum comentário: