Contato

Conheça mais sobre nossos projetos no nosso site http://www.cosmopolitaarquitetura.com.br, e também em nossa página do Facebook https://www.facebook.com/cosmopolitaarquitetura

12 de jan. de 2012

Antes e depois

Nós da Equipe Cosmopolita Arquitetura participamos da seção "Antes e Depois" do Caderno Viver Bem, da Gazeta do Povo, publicado dia 05/01/2012.  Propusemos uma mudança simples, mas significativa, no Hall de entrada e na Sala de TV da leitora Isolde Belletti. Confiram abaixo a matéria na íntegra!

Pela porta da frente

A mudança precisava começar pelo hall e, depois, seguir pela sala de tevê. O escritório de arquitetura Cosmopolita aceitou o desafiou de transformar esses ambientes, atendendo ao pedido da leitora.

(clique na imagem para ampliar)
Antes e depois: hall ganha funcionalidade na proposta das 
arquitetas e vira canto de leitura.

Inspirada na promoção S.O.S Decoração, feita em outubro pela Viver Bem Casa & Decoração, a aposentada Isolde Belletti resolveu repaginar dois cômodos de sua casa: a sala de televisão e o hall. “Eu gostei da reforma proposta e resolvi aplicar em minha casa.” Ela comprou poltronas novas, uma tevê de plasma e móveis mais modernos em substituição aos de design antigo. O problema está sendo distribuir de forma harmoniosa as novas peças nos cômodos e, principalmente, tornar o hall parte da casa.

Os dois ambientes estão separados por uma porta de correr. De um lado, o hall quase sem decoração e interligado com a sala de estar; do outro, a sala de televisão de 6 m², com poltronas maiores do que comporta o espaço – o que dificulta a circulação e prejudica a estética.

Isolde comenta que gostaria de ter uma sala aconchegante para os quatro membros da família. “Eu não sei qual a melhor forma de dispor os móveis nem que tipo de quadro e decoração usar”, diz.

As paredes brancas e o piso cerâmico propiciam ganhar mais cor, atendendo ao gosto de Isolde que prefere tons quentes.

(clique na imagem para ampliar)
Antes e depois: Para a sala de tevê, a solução é alinhar as 
poltronas em “L” e investir nos detalhes.

Proposta: Integração pela cor

O conceito principal do projeto das arquitetas Priscila Sell Jansen, Andressa Damiani e Luciana César foi criar unidade entre o hall e a sala de tevê. A maior intervenção sugerida, e mais cara, foi a troca do piso cerâmico por um laminado de madeira de cor neutra e a substituição do rodapé escuro por um branco, o que valorizaria os móveis.

Apesar de o hall de entrada ser espaçoso, é subutilizado. Por isso, propôs-se transformá-lo em um canto de leitura. Um tapete redondo cinza marca a área e, para o módulo de canto de sofá, a sugestão é revesti-lo com tecido 100% poliéster estampado de cor neutra. As paredes podem ser pintadas de off-white e uma delas forrada com tecido na cor vinho, com aplicação de três faixas de espelho. A luminária de coluna cria um ambiente mais aconchegante e o plafon fica responsável pela luminosidade geral.

Na sala de tevê, a solução encontrada foi posicionar três poltronas lado a lado, rente à parede oposta à televisão e manter a quarta poltrona na antiga posição, alinhada com as demais, criando a ideia de um sofá em L. Para complementar o conjunto, a sugestão é colocar uma planta em um dos cantos, um abajur no outro e almofadas de diferentes tecidos e tons semelhantes. A parede onde está o raque pode ser pintada com um tom mais escuro do que as demais, para destacar o ambiente. Sobre o móvel, objetos de decoração coloridos completam a proposta.

Nenhum comentário: