Contato

Conheça mais sobre nossos projetos no nosso site http://www.cosmopolitaarquitetura.com.br, e também em nossa página do Facebook https://www.facebook.com/cosmopolitaarquitetura

22 de dez. de 2011

Tendências na Arquitetura de Interiores


O ano está acabando e já está na hora de olharmos para frente. Cada novo ano traz consigo novas tendências de comportamento e consumo, desejos comuns de uma sociedade cada vez mais interligada e exigente. Para quem trabalha com arquitetura e design, tentar discernir quais estilos, materiais e cores serão mais apelativos para os consumidores na nova temporada é um desafio real. 
O Colorblocking em formas inusitadas
(Fonte: Freshome)

Vale observar que as tendências são diferentes de "algo na moda", pois permanecem por mais tempo e desenvolvem-se. A moda é como um "flash", popular apenas por um curto período de tempo, geralmente não definido com clareza. Prever tendências, também conhecido como Coolhunting, trata-se de identificar as atitudes dos consumidores, necessidades, desejos, padrões de consumo, estilos de vida e fatores econômicos. Algo que requer muita pesquisa e observação. 

Acima, o vintage e o retorno às tradições.
(Fonte: Freshome)

Anthony Hughes, um recente graduado de design e caçador de tendências profissional, compartilhou no site Freshome algumas de suas descobertas e previsões para 2012 e 2013.  Ele explica que uma tendência corrente pode derivar de uma da estação passada e também ser influenciada diretamente pelos acontecimentos mundiais. No design de interiores, sua área de atuação, o foco são as macro tendências, maiores e mais duradouras.
Releitura de uma cadeira popular nos anos 50.
(Fonte: Freshome)

O foco principal em 2012 será os Jogos Olímpicos de Londres, onde veremos muitas cores sólidas e vivas, retrato do encontro e fusão de culturas.  Dinâmicos, energizantes e vibrantes: esta será a marca dos produtos inovadores do setor de Interiores.

(Fonte: Freshome)


A recessão e a possível queda da nova economia ainda afetará por um tempo o pensamento dos consumidores e seus padrões de consumo. O vintage e as releituras são vistas como um escape a estes tempos difíceis, também misturando-se o estilo de vida rural e urbano. Paletas de cores calmas representa a tendência ao escapismo, a um estilo de vida mais caseiro e próximo das tradições.  A transparência é usada na iluminação e acessórios, e as peças retrô dão um toque artístico.

Cadeira em acrílico transparente.
(Fonte: Freshome)


O handmade - feito à mão - e a reciclagem continuam sendo tendências fortes, assim como a volta do artesanato como produto comercializado. O tricô surge de maneira inusitada em cadeiras, sofás e outros elementos decorativos. O que era considerado da vovó, antigo, volta reinventado e modernizado, sem preconceitos. É o encontro do tradicional com a tecnologia, uma busca do valores passados sem abandonar os avanços da indústria.
Cômoda de madeira natural, com portas revestidas em junco.
(Fonte: Freshome)
Pufes revestidos de tricô.
(Fonte: Freshome)
(Fonte: Freshome)

(Fonte: Freshome)

Um comentário:

Ione disse...

Muito legal Pri. Passei para te desejar um Feliz Natal pra vc e toda sua familia. Que as bençãos do Senhor sejam multiplicadas esse ano. Um grande beijo.