Contato

Conheça mais sobre nossos projetos no nosso site http://www.cosmopolitaarquitetura.com.br, e também em nossa página do Facebook https://www.facebook.com/cosmopolitaarquitetura

2 de mar. de 2012

Coffices e Boffices: os novos escritórios

(Fonte: Monikas)

Já falamos aqui no blog dos Home Offices, ambientes pensados para quem trabalha em casa e um estilo de vida para muitos.  Outra tendência forte são os escritórios de coworking, onde profissionais autônomos e pequenas empresas se unem no mesmo espaço físico, mas continuam trabalhando independentes. A ideia é dividir despesas, contatos e experiências. Um exemplo aqui em Curitiba é o Aldeia Coworking


Além destes exemplos, em Nova Iorque já está sendo consolidado mais dois "estilos" de trabalhar, ligados também ao ambiente. É o Coffice -café+office- e o Boffice -bar+office, ou seja, café/bar mais escritório.  O Coffice já é mais antigo, pois não é de hoje que os cafés nova iorquinos servem de ponto de encontro para negócios. Agora unir bar e escritório é realmente inusitado.

(Fonte: Tea lounge)

Estes dois modelos de escritório e de estilo de trabalhar estão alinhados à uma tendência maior de comportamento, o Bleisure. O bleisure é o conceito do business + leisure (negócios+lazer). Para muitos autônomos e empresas já foi-se o tempo em que trabalho era sinônimo de obrigação árdua, com hora marcada pra acabar, cheio de formalidades. Como as pessoas passam muito tempo de suas vidas trabalhando, porque não unir o útil ao agradável, aumentando assim a produtividade?


Os locais têm se mostrado perfeitos para reuniões entre colegas, estudantes e por que não, clientes. Se sua profissão permite tratar seus clientes de forma mais informal, certamente as reuniões ficarão muito mais descontraídas. A ideia deu tão certo que os bares são, inclusive, sindicalizados e os critérios básicos para se regularizar é oferecer Wi-Fi e abrir a partir do meio dia. 

(Fonte: Monikas)

Arquitetonicamente, estes lugares têm algumas características em comum. Costumam ser espaços aconchegantes e estilosos, que misturam mesas de diferentes tamanhos, balcões e sofás, comportando assim diferentes tipos de grupos. Para exemplificar escolhi o Epistrophy, em Manhattan. Ele é bem agradável e foi decorado no estilo Vintage Industrial. 




(Fonte: Epistrophy)

E no Brasil, será que esta tendência cola?

Fonte: Blog Soma in KinderlandWikipediaMetro Focus.

Nenhum comentário: