Contato

Conheça mais sobre nossos projetos no nosso site http://www.cosmopolitaarquitetura.com.br, e também em nossa página do Facebook https://www.facebook.com/cosmopolitaarquitetura

30 de mar. de 2012

Horta na janela

"Um jardim hidropônico vertical para o cultivo de alimentos na sua janela". 

Esta é a proposta da Windowfarms, um produto que viabiliza uma hortinha em casa ou apartamento, a qual deve ser instalada junto à qualquer janela. Tudo começou quando Britta Riley decidiu que queria cultivar parte de sua comida em seu pequeno apartamento. Ela e seus amigos desenvolveram um sistema para o cultivo de plantas em garrafas descartáveis, que foi pesquisado e testado por eles e por interessados, através de mídias sociais. A grande sacada é que, além de propor algo sustentável e de fácil manutenção, o objeto acaba se tornando um peça decorativa e estimulante dos sentidos.


O site oferece toda a assistência e também vende tudo o que o cliente necessita: xaxim, sementes e mudas. Além disso eles criaram uma espécie de rede social com os chamados "fazendeiros urbanos". 


O Kit possui três variações: uma coluna, duas colunas ou quatro colunas. Para se ter uma ideia, o conjunto de uma coluna custa cerca de 200 dólares. A vantagem é que não necessita de água de chuva e nem vai molhar o piso da sua sala. Através de uma bomba de ar, o sistema se autorefrigera e mantém as plantas fresquinhas e duradouras. 


O design é modular, clean e bem fácil de ser montado. Abaixo dá pra ter uma idéia de como o Kit foi pensado, item a item. Segundo o fabricante, ele pode ser montado em apenas 10 minutos. 
Itens: 4 vasos, 4 reservatórios, 4 tampas de reservatório,1 tubo para transporte de nutrientes, 1 suporte com ganchos, 1 base metálica, 4 copinhos de barro, 1 testador de pH da água, 1 bomba, 1 timer mecânico. Nutrientes, plantas e sementes são vendidas separadamente.

Pena que, pelo menos por enquanto, a entrega é somente para os Estados Unidos e Canadá. Mas se você ficou interessado neste inovador produto, o site ensina a construir uma versão menor, para que você teste e se convença. Neste documento em formato PDF, há o passo a passo de como fazer. Para os mais curiosos, segue abaixo um vídeo do TED onde a idealizadora conta como foi todo o processo.

Fonte: Windowfarms. Agradecimento especial à arquiteta Soraya Rajs, pela dica do post de hoje.

Nenhum comentário: