Estive recentemente em Buenos Aires e hoje compartilharei algumas referências interessantes de fachadas comerciais. O que vou destacar aqui é a prática do retrofit, ou seja, se preserva muito da arquitetura mas há intervenções nos imóveis para que se tenha uma ar contemporâneo.
Café em Palermo Soho. Este bairro é considerado o mais cool de Buenos Aires, conhecido pelas suas lojas de grife e de design.Neste exemplo, os relevos e formas da fachada são destacadas pelo fato da mesma ser monocromática. O toque contemporâneo fica por conta das cores - chumbo e preto - e desenho das esquadrias.
Restaurante famoso, o Cluny é discreto e elegante.
Aqui, optou-se pela preservação quase que total. Somente uma das janelas foi trocada para que servisse como vitrine.
Esta fachada, de estilo pré-modernista, foi destacada novamente pelo monocromático, numa cor mais sóbria por se tratar de uma loja de vestidos de festa. A simetria das janelas foi aproveitada para destacar os manequins.
Lojas de vanguarda requerem fachadas condizentes ao seu estilo. É o caso da elCid. Aqui a intervenção foi um pouco maior, já que se modificaram algumas aberturas. No entanto, o frontão principal permanece e a mistura ajuda a confirmar a personalidade da marca.
Muito interessante este exemplo pois, apesar de não parecer um edifício antigo, trata-se de um invólucro, um envelope metálico na fachada. A construção original está lá atrás, intacta.
Nesta loja de design não houve retrofit, mas chama a atenção pelas formas geométricas, estrutura metálica e vidro.
A Bendita vende peças de roupas que exemplificam muito o estilo do bairro, esta mistura boa entre o novo e o antigo. Na fachada, linhas retas contrastam com a porta de madeira antiga.
Esta é uma casa de shows dentro de um Paseo, uma galeria. Telhas metálicas foram usadas na vertical e combinam com as fotos popart dos Beatles.
Fonte: Arquivo pessoal da autora.
Fonte: Arquivo pessoal da autora.
2 comentários:
Muito legal Pri, o retrofit é uma técnica (ou filosofia) que deveria ser mais aplicado aqui no Brasil. A preservação da memória aliada à valorização imobiliária. Bjinhos
Muito legal heim?
Quando estive por lá, nao observei esses detalhes.
Bjus
Paula Kasas
A Moda em Acabamentos e Complementos
Postar um comentário