Contato

Conheça mais sobre nossos projetos no nosso site http://www.cosmopolitaarquitetura.com.br, e também em nossa página do Facebook https://www.facebook.com/cosmopolitaarquitetura

28 de set. de 2011

Cores em harmonia

Sala de estar neutra, onde a cor se dá em detalhes como
almofadas, objetos e obras de arte.
(Fonte: freshome.com)

"Um ambiente muito colorido, pode ser leve e não enjoar?"
Esta é uma pergunta que os clientes, e nós mesmos profissionais, frequentemente fazemos. Este sobrado de dois andares em Barcelona, projetado pelo arquiteto Joan Arnau Farrás do 05 AM Arquitectura, responde a esta pergunta de maneira positiva. A partir dele, farei uma análise simples e dar algumas dicas de como usar cores sem medo.

No estar, paredes brancas e piso de madeira de tábuas largas e compridas 
compõe uma base para as cores vívidas dos detalhes.
(Fonte: freshome.com)

Antes de comentar das cores, é interessante ressaltar que um outro aspecto deste imóvel foi o retrofit por qual ele passou. A casa era bem antiga e, depois de uma grande reforma, trouxe todo o conforto do mundo contemporâneo, adaptando o imóvel ao estilo dos moradores.
A Cozinha cinza e branca em acabamento semi-brilho é uma base
 perfeita para se abusar em eletrodomésticos coloridos. 
Detalhe para o banquinho em roxo vibrante.
(Fonte: freshome.com)

Creio que a grande sacada deste projeto foi a base de cor neutra e o design clean, sem muitos relevos, puxadores e diferenças.  Vale lembrar que quando se fala de cores neutras, a maioria pensa nos tons de bege e marrons. Só que, neste exemplo, os neutros são os tons de cinza junto ao preto e branco. O cinza, apesar de ser uma cor fria, combina facilmente com tons bem vibrantes, que quebram esta sensação de austeridade.  Além disso, o cinza nos remete ao aço, alumínio e prata, tons associados à tecnologia e modernidade. 

A luz natural banha todos os ambientes, que ficaram ainda mais claros
com o uso do branco.Novamente vemos uma a parede com tinta esmalte,
que virou quadro de recados.
 (Fonte: Freshome.com)

Com a base branca da parede, o quadro popart da Audrey Hepburn
 ganha destaque sem pesar demais na decoração.
(Fonte: freshome.com)

Outra característica do espaço, a qual ajuda muito no uso de tons vibrantes, é a amplitude. Neste caso, algumas paredes do primeiro pavimento foram removidas para criar um novo tipo de planta, bem aberta e integrada. O estar principal tem acesso à cozinha e ao estúdio, enquanto que a escada leva aos quartos.
Planta dos Pavimentos
(Fonte: freshome.com) 

Os espaços externos são beneficiados com o ar fresco, insolação e belas vistas. Novamente vemos as cores somente dos detalhes e objetos.

Varanda.
(Fonte: freshome.com) 

Mais um ponto positivo neste projeto é a unidade visual, ou seja, os ambientes tem padrões estéticos que compõe entre si. Apesar da variedade de padronagem e cores, há algo que interliga tudo. 
Um dos quartos da residência, onde o destaque está na
 mistura de padronagens da roupa de cama.
(Fonte: freshome.com)

Costumo brincar que quando uma casa tem os cômodos decorados de um jeito aleatório, parece Show room de loja, ou ambientes de uma CasaCor.  Unidade não representa monotonia, mas sim identidade. Se o arquiteto consegue entender bem o estilo de vida e gosto do cliente, o resultado será bem satisfatório e não precisará de maquiagens estéticas e excessos de elementos decorativos.
Quarto de casal. Novamente vemos o cinza na parede 
e o restante branco, tal como na cozinha e sala.
(Fonte: freshome.com)

Um comentário:

Ione disse...

Tudo clarinho heim Pri... muito lindo. Beijos.